Cães e Gatos são animais curiosos e muito espertos, e por isso é importante tomar cuidado com algumas plantas perigosas que podem causar intoxicação nos pets!
Os gatos e os cachorros são animais de estimação muito espertos e muito curiosos, adoram explorar todos os cantos da casa e descobrir novidades, e devemos estar bastante atentos a eles quando se trata de jardins, pois gostam de brincar com as plantas, um hábito que pode se converter em um problema nocivo se houver ingestão. Por isso, torna-se importante tomar algumas medidas para mantê-los seguros em casa e longe daquilo que possa ser arriscado para eles.
A primeira dica é evitar essas plantas em casa e a segunda é levar o animal imediatamente ao veterinário quando há suspeita de intoxicação. Ao tentar induzir o vômito em casa, o animal pode aspirar o vômito e desenvolver uma pneumonia por aspiração. Além disso, é comum as pessoas darem leite aos envenenados e intoxicados. Essa ação, além de perder o tempo que poderia usar para ir até uma clínica, não tem efeito antídoto algum e pode piorar o quadro em caso de aspiração de vômito.
Plantas tóxicas para os Cachorros
- Tipos de lilás conhecidas como berço de Moisés, lírios e as compradas normalmente para decorar a nossa casa;
- Palmeira sagu;
- Azaleia;
- Narcisos;
- Mamonas;
- Babosa;
- Ave do Paraíso – uma linda planta exótica que se encontra em abundância nos ramos de flores ou em muitos jardins públicos;
- Comigo Ninguém Pode.
Plantas tóxicas mais comuns para os Gatos
Os gatos não ingerem plantas com a mesma frequência que os cães, mas não é raro encontrá-los intoxicados por esse motivo. Muitas vezes, o diagnóstico da intoxicação é prejudicado por não ser descoberto qual tipo de planta o animal ingeriu. Abaixo a lista das plantas tóxicas aos gatos:
- Antúrio;
- Azaleia;
- Babosa;
- Banana-de-macaco ou manacá;
- Bico-de-papagaio;
- Comigo-ninguém-pode;
- Copo-de-leite;
- Coroa-de-cristo;
- Costela-de-adão;
- Dedaleira;
- Erva-moura;
- Espirradeira;
- Folha-da-fortuna;
- Hera;
- Hortênsia;
- Lírio, lírio-da-paz, lírio-do-vale;
- Mamona (mamoneira);
- Tulipas;
- Begônias;
- O damasco também é uma planta muito comum que se torna venenosa para os gatos, da mesma forma que a semente da maçã é altamente tóxica para este animal.
O eucalipto e a palmeira de sagu são plantas muito habituais, talvez não na maior parte dos jardins, mas sim em espaços abertos ou em bosques. Por isso, se costuma levar o seu gato para passear, é muito importante estar atento à sua presença.
Caso o animal ingira alguma dessas plantas, não provoque o vômito e procure orientação de um médico veterinário.
Fonte: Lolipet