Convenção de Vendas

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

 

Hábito 1 – Seja pró-ativo

Ser pró-ativo significa apoderar-se da responsabilidade por sua própria vida, exercer a habilidade de selecionar sua resposta frente a qualquer estímulo.

O autor relata sobre a importância de pensarmos de dentro para fora, de assumirmos a responsabilidade por nossas atitudes e por quem somos.

Ele comenta brevemente sobre a história de Victor Frankl, um psiquiatra que viveu como prisioneiro nos campos de concentração e, teve força para resistir sobre uma situação dramática e comovente, o que amenizava sua dor era o sonho de liberdade e, tornou-se inspiração para as pessoas ao seu redor.

Você pode acompanhar este relato surpreendente lendo a resenha do livro Em busca de Sentido e perceber como a proatividade é muito importante em nossas vidas.

Ao contrário da proatividade, existe pessoas que vivem a mercê dos acontecimentos externos, dependem de outros fatores para que seu dia sejam excelentes. Podemos verificar como exemplo: Amanha se chover não será um dia bom ou, se tiver frio não poderia comparecer na academia.

Quando a sua vida depende de fatores externos, significa que você está vivendo passivamente e ao contrario de pessoas proativas, a sua vida é levada pelos acontecimentos ao seu redor.

Você pode perceber se está agindo de forma reativa ou proativa através de sua linguagem. Se você disser: não há nada que eu possa fazer, você está agindo de forma passiva, agora sendo esse comentário: vamos procurar alternativas, você está agindo de forma proativa.

 

Hábito 2 – Comece com um objetivo em mente

Este é o hábito da liderança pessoa. Indica a necessidade de iniciar cada dia com um entendimento claro de seus objetivos e sonhos desejados.

Acredito ser está a parte mais importante tanto da vida pessoal quanto da vida financeira de uma pessoa. Tudo começa com um objetivo em mente.

Segundo o autor, todas as coisas são criadas duas vezes: uma vez quando refletimos sobre ela e a outra quando colocamos em prática.

Quando temos um objetivo definido, temos muito mais forças para lutar contra qualquer adversidade ao longo do caminho.

Cleiton Oliveira

Para possuir e manter o controle de sua vida, é importante definir sua missão pessoal, seu propósito de vida, só assim, você não ficará a mercê dos acontecimentos.

 

Hábito 3 – Primeiro o mais importante

Este hábito nos leva ao controle de nosso tempo. Para que possamos ser realmente efetivos, devemos organizar nosso tempo ao redor de nossas prioridades.

Urgente Não Urgente
Importante I Crises, projetos com data marcada II Prevenção, Relações, Planejamento, Recreação
Não importante III Interrupções, ligações, atividades populares IV Pequenas tarefas,  email, atividades agradáveis

Este quadro aborda as atividades onde devemos ter foco, resumidamente devemos nos concentrar no quadrante II para que possamos desenvolver nosso conhecimento e prever situações com as habilidades adquiridas.

Porém as pessoas passam a maior parte no quadrante I resolvendo as crises e no quadrante IV para aliviar o estresse lhe trazendo prazer imediato.

Logo, priorizando o que é mais importante em sua vida, você construirá uma vida plena, repleta de acontecimentos escolhido por você.

 

Hábito 4 – Pense Ganha/Ganha

Esta baseado no princípio segundo o qual a vitória de uma pessoa não necessariamente acontece as custas da derrota de outra. Ambas as partes podem sair de um acordo beneficiadas.

Somos ensinados a viver em um mundo de competição, desde a infância quando comparamos nossos brinquedos com os de outras crianças, passamos pelo processo de tirar as melhores notas na escola, até chegar a competição de possuir as melhores casas e os melhores carros.

Algumas pessoas acreditam que o dinheiro é finito e por isso devem se gladiar para conquistá-lo primeiro, porém, você pode fazer o seu próprio dinheiro, inventar seu trabalho.

Não é necessário competir com outros pela mesma vaga.

Quando você cria seu próprio trabalho, você está ajudando outras pessoas, pois está oferecendo empregos a elas. Logo, você está cultivando o pensamento ganha/ganha. Isso serve para qualquer outras atividades de sua vida.

 

Hábito 5 – Procure primeiro compreender, depois ser compreendido

Este é o hábito da comunicação efetiva onde devemos criar empatia para que possamos aprender a escutar e entender melhor as pessoas.

É importante compreender as pessoas e, para isso, é importante ouví-las.

Muitas pessoas quando possuem o interesse de conversar com alguém, mal começam a falar sobre suas situações e logo são interrompidos pelos outros que dizem já ter passado pelo mesmo problema.

As pessoas são diferentes uma das outras e, portanto, seus problemas por mais parecidos que sejam, causam reações diferentes.

Logo, antes de comentar que já passou por aquele problema, ouvir com empatia poderá ser muito mais confortante do que dar imediatamente conselhos para resolver tal problema.

 

Hábito 6 – Crie Sinergia

O hábito implica na cooperação criativo e no trabalho em equipe, pessoas com mentalidade ganha/ganha com empatia aproveitando suas diferenças.

Sinergia significa que o todo é mais do que a soma das suas partes.

Quando convivemos e trabalhamos em sinergia, podemos criar muito mais coisas do que se tivéssemos que realizar tudo sozinho.

Procure somar as diferenças que você tem com uma pessoa que veja as coisas diferentes de você. Através dessa soma, vocês poderão chegar a uma conclusões semelhantes, mas com soluções diferentes.

Ao invés e somente criticar as pessoas que te irritam, procure entender onde vocês poderiam ter sinergia, para poder conviver em harmonia e respeitar as suas diferenças.

 

Hábito 7 – Afine o instrumento

Este é o hábito da autorrenovação, da manutenção de nossos instrumentos para que possam continuar funcionando adequadamente.

Verifique os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes e veja sobre o quão importante são para que você possa refletir sobre suas crenças e modificá-las de acordo com os objetivos de sua vida.

Os ensinamentos do livro poderão apoiá-lo em seu aperfeiçoamento como indivíduo, seja em seu local de trabalho, ou mesmo em sua casa junto a sua família.

 

Download do Material: Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.